Nova pesquisa aponta que pessoas casadas são mais felizes

Estudo aponta conexão entre a diminuição de felicidade e queda no número de casamentos.
Um relatório intitulado “A Demografia Socio Política da Felicidade” revela que pessoas casadas têm consistentemente se autodeclarado como “muito felizes” em uma proporção maior do que pessoas solteiras ao longo de quase meio século, sendo o estado civil o determinante mais significativo do nível de felicidade de um indivíduo.
Nesse sentido, a pesquisa de autoria de Sam Peltzman da Escola de Negócios Booth da Universidade de Chicago, examina as tendências da Pesquisa Social Geral conduzida pela NORC da Universidade de Chicago ao longo do último meio século. De acordo com Christian Today, a Pesquisa Social Geral, que remonta a 1972 e é conduzida bienalmente desde 1990, pergunta aos entrevistados: “Como você diria que as coisas estão hoje em dia – você diria que está muito feliz, feliz ou não muito feliz?”
Sendo assim, o estudo aponta que “o estado civil é e tem sido um marcador muito importante para a felicidade”. As respostas da pesquisa foram colocadas em uma escala de -100 a 100, sendo ‘-100’ representando respostas de pessoas “não muito felizes”, ‘0’ representando aqueles que estavam “felizes” e ‘100’ representando as pessoas estão “muito felizes”.
No início do relatório, Peltzman observou a existência de um “deslizamento de felicidade”, onde a parcela média da população dos EUA identificando-se como “muito feliz” supera em número a porcentagem daqueles que se caracterizam como “não muito felizes” por uma margem de cerca de 70-30%. 
 Por fim, destacando a diminuição na felicidade geral desde 2000, a pesquisa mostra que a conexão entre essas tendências vem da recente queda no casamento. A felicidade geral teve uma média de 23,7 nos anos anteriores a 2000, enquanto caiu para 19,7 no período após 2000, acompanhando uma queda de 9,9 pontos percentuais na taxa de casamento na mesma época.

Categoria:

Deixe seu Comentário